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TRÂNSITO DA NOVA ZELÂNDIA, UM MODELO A SER SEGUIDO

Principais diferenças do trânsito neo-zelandês: Engenharia de trânsito: - Todas as ruas seguem a mão esquerda, ou seja todos os carros circulam pelo lado contrário da rua. Este jeito de trafegar foi herdado da Inglatera, pois a Nova Zelândia é o país mais inglês das ex-colônias britânicas. Tem muita sinalização tanto vertical quanto horizontal, todas as placas são bem grandes e fácil de vizualizar; - Para estacionar o carro no centro da cidade é necessário pagar pela hora, não há fiscalização e pode ser pago com dinheiro ou cartão de crédito numa máquina (Parking) que faz o papel dos agentes de trânsito daqui. Todos respeitam e pagam direitinho as altas taxas de estacionamento. Os ônibus possuem uma faixa própria de trafegar, a chamada “Lane Bus” sinalizada na cor verde e todos os motoristas a respeitam até mesmo quando o trânsito está engarrafado; - Além dos ônibus algumas ruas possuem uma faixa própria para os ciclistas, a ciclofaixa, que dá maior segurança e rapidez para os ciclistas; - Tanto as ruas como as rodovias são perfeitas, sem buraco nas pistas, lisas como um tapete e com muita sinalização, além de todas as rodovias serem públicas e sem pedágios; - Todos os semáforos os “Traffic Lights” tem um botão bem grande para pedir para os carros pararem e possuem um sinal sonoro quando o sinal está verde para os pedestres ficarem atentos. Muitos também tem contagem regressiva para travessia. Todos os pontos de ônibus possuem os horários dos ônibus, as “timetables” que em alguns lugares do centro são eletrônicas e os ônibus sempre chegam pontualmente. Os ônibus têm banco estofado, sistema de som, ar-condicionado e assento para todos, ninguém fica em pé; - Em Auckland as pessoas utilizam vários meios de transporte, como ônibus, carro, trem, ferry (barco) e até bicicleta. Mas os mais usual é o carro pois a cidade está situada numa área vulcânica, portanto o terreno é bem acidentado, impossibilitanto a construção de túneis para metrôs e ruas planas. Habilitação: - A idade mínima para tirar a carteira para os neo-zelândeses é de 15 anos de idade, mas não é muito comum, o normal é tirar aos 19 anos após entrar na faculdade. Para tirar carteira de habilitação o aluno precisa preencher vários formulários na AA (Auckland Automobile Association), pagar algumas taxas que sai por 282 dólares (torno de 440 reais), fazer exame oftamológico, comprar o Código de Trânsito do país junto com a apostila, ambos custam 25 dólares (torno de 40 reais) que pode ser comprado na AA ou em qualquer livraria. Não tem aula teórica. É necessário fazer o teste teórico que abrange todas as principais questões do trânsito e após passar no teste teórico o aluno recebe uma carteira de habilitação para poder dirigir carro de auto-escola e depois de 6 meses no mínimo na auto-escola prática faz o exame e após passar no teste tira a carteira provisória de habilitação e depois de um ano finalmente tira a carteira definitiva. O aluno que estiver tendo as aulas práticas só pode dirigir entre as 10 da manhã e as 5 da tarde, para não atrapalhar o trânsito em horários mais movimentados; - A maioria dos carros possuem câmbio automático, por isso o aluno pode escolher fazer o exame prático com carro automático ou manual, e caso tirar habilitação com câmbio automático só poderá dirigir carro automático e vice-versa; AA - AA /Atomobile Association o “Detran” da Nova Zelândia além de cuidar do processo de habilitação para direção de carro, moto e caminhão, também possue seguradora, serviços exclusivos para associados, financiamento de carros, venda de material didático, mapas, código de trânsito, turismo na estrada, orientação para o aprendizado de trânsito e auto-mecânicas espalhadas pela cidade para reparos de falhas no automóvel. Respeito e fiscalização às leis de Trânsito - Em geral as pessoas respeitam muito as leis de trânsito, ninguém dirige alcoolizado, pois além de ser proibido a pessoa que for pega dirigindo bêbada perde a carteira de habilitação na hora. Quando as pessoas querem sair para beber elas saem de casa de táxi ou pedem para alguém do grupo não beber e leva-la até em casa. - Todos usam cinto de segurança tanto no banco da frente como no banco de trás, pois alguns anos atrás foram feitas várias campanhas para o uso do cinto no banco de trás além da fiscalização ostensiva. - Todos respeitam o limite de 5 pessoas no carro.




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